sábado, 13 de fevereiro de 2010

O que é isso?

Esses dias passei por uma série de situações complicada e constrangedora. Num intervalo de dias senti algumas coisas meio que estranha, sabe? Alegria, triteza, medo, raiva, amor... Um pouco de cada, sabe? Com esse bombardeio de coisas estranhas, me perguntaei se estava sentindo emoçoes ou sentimento. E agora? O comportamento humano é orientado pela busca da dor ou do prazer, na verdade gostaríamos de estar ligados ao lado mais prezeroso da vida. Ao invés de insatisfações, satisfações, no lugar do medo coragem, e no lugar da tristeza, alegria. Nossa, com tanta reaçoes adversas, fica mais fácil ainda entender o por que é tão díficil tomar decisoes e quando a tomamos na maioria das vezes nos arrependemos.



Provavelmente, voçê já viu, viveu, ou conhece alguém que tomou alguma decisão e em uma frações de segundos se arrependeu, não é verdade? Mais porque acontece isso? Vamos ver.



Alegria é um sentimento. É euforia é emoção. Já observou que quando voçê está alegre de verdade tudo estar a seu favor e se não estiver não tem importância? Pois é. Não é o mais gostoso dos sentimentos, mas acredito ser esse um dos melhores que o ser humano pode ter.



Tristeza é um sentimento. Depressão e também emoção. A tristeza é inevitável em alguns momentos da vida, mas ela pode ser vivenciada juntamente com a paz, porque acontece a compreensão de que tudo é passageiro e transitório, como também aprendizado. Talvez seja a mais perigosa dentre os sentimentos.



Medo, esse aí nos acaba. Pânico e emoção. Os medos são muitos e até servem como autoproteção, ou alerta. Mas o medo constante, sem motivo aparente ou real, que paraliza, pode revelar a falta de confiança. Certo que as vezes ele copera quando estamos numa emboscada, né?





Raiva é um sentimento. Ódio e emoção. É humano expressamos o sentimento de raiva, até como um posicionamento, um discernimento. Mas este sentimento deve ser rápido e passageiro, o tempo de aprender como transformá-lo em atitudes realizadoras, oportunidades do exercício da paciência, tolerância e compreensão. Jamais deixe que a raiva se transforme em mágoa, rancor ou ódio, pois este é o caminho da autodestruição.





Amor é um sentimento. Paixão é emoção. O Amor anima e liberta. Junto com a paixão vem de brinde o ciúmes, a dor, insegurança e a possessividade. No entanto, se esse for controlado, torna-se o mais gostoso e o mais prazeroso de todos os sentimentos. Queria escrever mais, como não tenho muito conhecimento técnico e pouca vivencia... Acho que vou esperar sua opinião pra ver se concordo e quem sabe aprender um pouco mais, certo?

Por isso e com isso, sinta menas raiva, ódio e rancor, viva amando intensamente, abraçe as pessoas e valorize, afinal amar faz bem a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário